Inovação em realidade virtual para pessoas com autismo é destaque no TECNOVA 3 MS

Iza Olmos - Assessoria de imprensa
January 27, 2025
Inovação em realidade virtual para pessoas com autismo é destaque no TECNOVA 3 MS

A Therafy, plataforma de realidade virtual voltada para pessoas com autismo e outras deficiências, conquistou o 3º lugar na Chamada Fundect/SEMADESC/FINEP N° 19/2024 - TECNOVA 3 MS. O projeto foi destaque entre as inovações tecnológicas do estado, reafirmando o compromisso com a inclusão e o impacto social.

O programa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), em parceria com a Finep e a Semadesc, fomenta projetos inovadores com potencial para gerar impacto econômico e social e é um dos principais de incentivo à inovação tecnológica em Mato Grosso do Sul. Este reconhecimento marca mais um passo na nossa missão de transformar vidas por meio da tecnologia assistiva.

Nesta edição, a Therafy se destacou entre 64 propostas recomendadas, confirmando a relevância da nossa solução voltada para pessoas com autismo e outras deficiências e os recursos do Tecnova serão essenciais para impulsionar o desenvolvimento da nossa plataforma de realidade virtual, ampliando funcionalidades e alcance.

A ferramenta utiliza realidade virtual para oferecer experiências imersivas que promovem aprendizado e bem-estar em crianças com autismo, tornando-se uma referência no uso de tecnologia assistiva no Brasil. “Essa aprovação valida nosso esforço em transformar vidas por meio da tecnologia e nos inspira a ampliar o alcance do projeto,” afirma Antônio João Navarro de Almeida, fundador da Therafy.

Com a aprovação, a Therafy se prepara para novas parcerias e avanços que levarão seus benefícios a ainda mais pessoas. Francyelle Lima, cofundadora, reforça: “Estamos orgulhosos em ver nosso trabalho sendo reconhecido como uma inovação que faz a diferença na vida de muitas famílias.”

Estudos comprovam que a realidade virtual tem o poder de aumentar o foco, acelerar o aprendizado e promover maior confiança para aplicação de novas habilidades. Essa tecnologia, aliada à gamificação e à inteligência artificial, é uma poderosa aliada no enfrentamento dos desafios da educação especial no Brasil.