Marco Legal dos jogos eletrônicos: regulamentação e abertura de caminhos inovadores para a educação inclusiva

Psic. Francyelle Marques de Lima (CRP/MS 06122-7)
September 8, 2024
Marco Legal dos jogos eletrônicos: regulamentação e abertura de caminhos inovadores para a educação inclusiva

Sancionada em 3 de maio de 2024, a Lei 14.852 estabeleceu um marco legal para a indústria de jogos eletrônicos no país. Com a nova legislação, o setor de jogos eletrônicos é reconhecido como um vetor de desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural. Além disso, a legislação abre novas portas para o campo da educação e da saúde, já que reafirma o uso dos jogos para fins didáticos e terapêuticos. Na letra da lei: “poder público poderá promover políticas públicas para a utilização de jogos eletrônicos nas escolas públicas”.

Incentivo à Inovação e Educação Profissional:

A Lei 14.852 representa um avanço na regulamentação da indústria de jogos eletrônicos no Brasil, provendo o empreendedorismo inovador e aumentando o investimento em jogos eletrônicos. Para isso, inclui o apoio a espaços formativos e incentiva a criação de cursos de educação profissional e tecnológica e de cursos superiores direcionados aos jogos eletrônicos.

Jogos Eletrônicos como recurso Pedagógico

Os jogos eletrônicos são reconhecidos por sua capacidade de engajar e motivar estudantes de todas as idades. A interatividade e a natureza imersiva dos jogos podem transformar o processo de aprendizagem, tornando-o mais atraente e eficaz. A Lei 14.852 abre caminhos para que essas experiências interativas sejam integradas ao sistema educacional, beneficiando estudantes e professores.

Tecnologia e Educação Inclusiva andam juntas

A tecnologia e os jogos se configuram como importantes aliados para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, tendo em vista seu potencial de individualização do processo de ensino e aprendizagem e o grande impulso para a construção e reconstrução da autoestima do estudante com deficiência. Ademais, o desenvolvimento de jogos educativos e outras tecnologias se converte em oportunidade de emprego para os jovens com deficiência. Assim, por meio da tecnologia, a plataforma Therafy não apenas apoia o desenvolvimento de habilidades, mas também incentiva a inclusão social e emocional.

Os jogos em realidade virtual da plataforma Therafy estão sendo utilizados para oferecer oportunidades de aprendizagem aos estudantes com deficiência, principalmente para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede pública de ensino, estimulando o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e social.

Nós da Therafy acreditamos que os jogos imersivos têm o potencial de transformar a educação especial, tornando-a mais acessível, personalizada e, acima de tudo, divertida. Estamos na vanguarda dessa transformação, prontos para aproveitar as oportunidades que o Marco Legal nos proporciona. Juntos, podemos criar um futuro onde todos tenham os recursos de que precisam para se desenvolver e conquistar a autonomia.